Igenomix Brasil (11) 3052 2969 - Lab (11) 96590 0309

Cobertura ESHRE2017, último dia

6 julho, 2017

Uma das formas existentes de mosaicismo embrionário é a discrepância entre a constituição cromossômica da placenta e do embrião. Para saber mais sobre a incidência desses casos, a Igenomix iniciou um projeto de estudo dos produtos de aborto (POC). Neste estudo foram incluídos casos de abortamentos produzidos após o tratamento de reprodução humana e em menor quantidade (18,2%), casos de gestação espontânea.

estudo Igenomix, mosaicismo, por POC, tamanho da amostra

Os resultados indicaram uma alta concordância de resultados 98,2%, o que evidencia que este tipo de mosaicismo tem uma baixa frequência.

concordância de resultados POC mosaicismo

Assim como na Igenomix já comprovamos anteriormente, inclusive com amostra de pacientes do Brasil, mais um estudo comprovando a fiabilidade da técnica NGS em comparação com aCGH soma referências para um consenso médico. Neste estudo, merece destaque a análise de perdas gestacionais ocorridas após um diagnóstico de embrião considerado euploide por PGS aCGH. Com os resultados, foi detectado que os abortos poderiam ser reduzidos em até 54% se fosse realizado do sequenciamento de nova geração (NGS):

mosaicismo NGS em restos abortivos

A apresentação incluiu dados sobre a incidência de mosaicismo e confirmou que embriões mosaico podem implantar, mas têm chances reduzidas.

chances de implantação embriões mosaico

ESHRE2017, valeu a pena!

Sempre vale a pena participar dos eventos em reprodução humana, mas algumas edições certamente são melhores que outras, que foi o caso da 33ª edição do Congresso Europeu de Reprodução Humana e Embriologia, que é sempre um marco para os eventos de reprodução humana que acontecem após a sua realização.

Mais de 10.000 pessoas estiveram presentes e disputaram as concorridas aulas. Espero ter podido passar um pouco do conhecimento compartilhado aqui em Genebra, e tenha certeza que vamos falar sobre os avanços vistos por aqui no nosso próximo encontro no Brasil, que para alguns será a partir de amanhã em Gramado no V Simpósio internacional da Fertilitat, ou em São Paulo a partir de 2 de agosto no Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA), onde participarei do Workshop Pronúcleo apresentando o tema PGS em fator masculino.

Uma dica para os que estarão em São Paulo para o CBRA, participe do Simpósio Internacional de Embriologia que estamos organizando em parceria com a Vitrolife!

programação simpósio internacional embriologia igenomix e vitrolife

 

Marcia Riboldi

Marcia Riboldi, diretora da Igenomix Brasil