Igenomix Brasil (11) 3052 2969 - Lab (11) 96590 0309

MitoScore

Quantificação do DNA Mitocondrial como um indicador da viabilidade em embriões euploides.

1. O que é MitoScore?

mitoscore

MitoScore é um biomarcador mitocondrial desenvolvido pela Igenomix, o qual fornece um indicador de status energético do embrião. MitoScore nos permite selecionar os embriões com maior probabilidade de implantação e, desse modo viabilizar a gestação através da FIV/PGS. O objetivo clínico desse trabalho é a integração de uma cópia do número mtDNA (MitoScore) com a rotina de análise genética executada em nosso PGS.

O número de cópias do mtDNA nos embriões pode ser utilizado para prever a sua capacidade de implantação

A pontuação mitocondrial “MitoScore” é um valor que representa o conteúdo do mtDNA normalizada em embriões euplóides e indica o conteúdo total de mtDNA na amostra.

Os nossos estudos publicados apontam a hipótese de que a quantidade de mtDNA no embrião não é um indicador direto da capacidade energética, pelo contrário, é um índice do stress energético e, portanto, pode potencialmente ser utilizada para prever a sua capacidade de implantação. (Diez-Juan A, Rubio C et al. 2015).

 

Mitocôndria e mtDNA

  • Mitocôndrias são estruturas encontradas no interior das células. Elas desempenham um papel essencial na produção de energia.
  • Embora a maioria do DNA esteja localizado nos cromossomos dentro do núcleo, as mitocôndrias têm seu próprio DNA. Este material genético é conhecido como DNA mitocondrial ou mtDNA.
  • O conteúdo de DNA mitocondrial no embrião representa um índice de stress energético que pode ser utilizado para prever o seu potencial de implantação. Nossos estudos mostram que o aumento no DNA mitocondrial em um embrião é um indicador do nível insuficiente de energia e baixo potencial de implantação.

2. Para que o MitoScore é utilizado?

1) MitoScore auxilia as clínicas de FIV selecionando os embriões euploides com maior potencial para implantação, aumentando, assim, a taxa de gestação para PGS.

2) Ele fornece uma pontuação mitocondrial da capacidade de implantação embrionária em embriões euploides, sendo considerado um complemento na rotina de classificação morfológica.

3) MitoScore apresenta essa informação de forma rápida. A medição do DNA mitocondrial pode ser obtida nos embriões de dia 3 ou de dia 5.

 

MitoScore foi desenvolvido para trabalhar com a mesma amostra utilizada para PGS. Os embriões não precisam ser expostos a quaisquer intervenções adicionais e não requer qualquer trabalho adicional no laboratório.

3. Quais as vantagens do MitoScore?

1) Aumenta as taxas de implantação e gestação em FIV.
2) Reduz o número de gestação de múltiplos.
3) Apresenta medicação em estágio inicial: embrião de dia 3 ou de dia 5.
4) Fornece informação adicional da saúde do embrião para complementar a análise morfológica.

 

Igenomix estabeleceu um meio para testar os níveis de DNA mitocondrial em embriões, aumentando significativamente as chances de gravidez evolutiva. Com base nas estatísticas fornecidas pela Igenomix, estudos iniciais apontam que as mulheres podem esperar uma taxa de gravidez de 70-80% com uma única transferência do embrião.

4. FAQs

1) O MitoScore pode ser realizado em embrião de dia 3 ou em blastocisto?

A Igenomix realiza o teste MitoScore em embriões com biopsia tanto em dia 3 quanto em dia 5. Um embrião de dia 3 possui aproximadamente 8 células e somente 1 célula é removida para realizar a biópsia no dia 3. Um embrião de dia 5 tem algumas centenas de células, então muitas células podem ser removidas com segurança durante a biópsia. Há inúmeras razões para se fazer a biópsia tanto em dia 3 quanto em dia 5. O número de células que podem ser removidas com segurança, taxas de mosaicismo, expertise do embriologista, e a qualidade do embrião são fatores importantes para a tomada de decisão de quando realizar a biopsia no embrião. Pacientes devem discutir com seus médicos sobre qual o melhor momento de fazer a biopsia.

 

2) O MitoScore abrange doenças mitocondriais?

Não, o MitoSocre fornece apenas a quantidade de DNA mitocondrial relativa, que indica a redução de reserva energética nos embriões.

 

3) Qual a efetividade do MitoScore para prever uma possível implantação do embrião?

Uma alta quantidade de mtDNA em copy number em embriões euplóides é um indicativo de viabilidade embrionária e implantação. Utilizando um conteúdo mtDNA normalizador, MItoSCore Ms. Em embriões de Dia 3 com MsA tiveram uma taxa de implantação(IR) de 59% (n=51); aquele com MsB tiveram um IR de 44%, e aquele com MsC IR=25% (n=52). Em dia 5 com MsA tiveram um IR de 81%; MsB tiveram um IR de 56% e aqueles com MsD um IR=18%(n=17).

 

4) O que acontece se o meu embrião tiver um MitoScore alto?

Um valor de MitoScore alto indica um baixo potencial de implantação, de qualquer forma isso não significa que não será possível a implantação. Nossa recomendação é transferir o embrião ou os embriões com o MitoScore baixo com melhor morfologia.