Direitos do Paciente
1- O paciente tem direito a atendimento humano, atencioso e respeitoso, sem preconceito de etnia, credo, cor, idade, sexo ou diagnóstico, por parte de todos os profissionais.
2- O paciente tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome. Não deve ser chamado pelo nome da doença; por números ou códigos; ou de forma genérica, desrespeitosa ou preconceituosa.
3- O paciente tem direito a receber do funcionário adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.
4- O paciente tem direito a um local adequado e que respeite sua privacidade para a coleta e consulta.
5- O paciente tem direito a identificar os profissionais que o atendem por crachá.
6- O paciente tem direito de exigir que todo o material utilizado seja descartável e manipulado seguindo normas de segurança e preservação.
7- O paciente tem direito de receber explicações claras sobre o exame a que vai ser submetido e para qual finalidade irá ser coletado o material para o exame de laboratório.
8- O paciente tem direito a consentir ou recusar procedimentos diagnósticos a serem nele realizados. Deve consentir de forma livre, voluntária, esclarecida com acesso à informação adequada.
9- O paciente tem direito de ter resguardado seu segredo médico, através da manutenção do sigilo profissional
10 – O paciente tem direito de reclamar da qualidade do atendimento recebido.