- Expansões repetidas são variações genéticas comuns que geralmente estão associadas a distúrbios neurogenéticos. Esses tipos de mutações são instáveis e dinâmicas e o número de repetições pode mudar de geração em geração.
- As condições que são causadas por expansões repetidas são clínica e geneticamente heterogêneas e variam dependendo da sequência de repetição, tamanho e localização dentro do gene da doença e se a repetição é traduzida em proteína.
- A análise baseada em PCR de comprimentos de repetição é o método com melhor custo-benefício para o diagnóstico de doenças associadas a expansão repetições.
EXP – Expansão de Repetições
Análise de Expansão de Repetições pode ser solicitada para:
- Diagnóstico de um paciente com suspeita de doença genética que pode ser causada por uma mutação de expansão repetida.
- Status do portador para expansões repetidas associadas a doenças autossômicas recessivas ou ligadas ao X.
- Diagnóstico pré-sintomático de parentes em risco com doenças de início tardio causadas por mutação de expansão de repetições.
Algumas das doenças genéticas mais comuns detectadas por testes de repetição de expansão incluem:
- Síndrome do X Frágil ou condições relacionadas à mesma
- Ataxia de Friedreich
- Doença de Huntington
- Distrofia miotônica tipo 1 e 2
- Ataxias espinocerebelares
Dependendo do tipo de doença que se suspeita, existem diferentes tipos de testes de PCR que podem ser oferecidos.
- Amplificação por PCR abrangendo a repetição quando os distúrbios são causados por um pequeno número de repetições (<50 repetições).
- TP-PCR, (triplet repeat primed PCR) quando os distúrbios são causados por um grande número de repetições (> 100 repetições) que o PCR convencional não pode amplificar. Os iniciadores de amplificação abrangem a repetição e incluem a sequência repetida.
Laudo & Resultados
O número de repetições, faixas de tamanho clínico e padrões de herança variam de doença para doença.
- Alelos Normais: Alelos com um número de repetições correspondendo ao intervalo normal para aquela doença não são patogênicos e o paciente não tem um risco aumentado de desenvolver o distúrbio, dependendo do modo de herança.
- Alelos pré-mutados: Alelos com um número de repetições correspondentes ao intervalo de pré-mutação geralmente não são patogênicos, mas esses alelos são geralmente instáveis e podem se expandir para uma mutação completa e patogênica nas gerações futuras.
Dependendo da doença e do modo de herança, alguns indivíduos com uma pré-mutação podem apresentar sintomas.
- Mutação completa/ Alelos causadores de doenças:
Os alelos com um número de repetições correspondendo à faixa de mutação completa são patogênicos e causariam a doença genética, dependendo da doença e do modo de herança. A idade de início e a gravidade dos sintomas podem variar dependendo do número de repetições.
Requisitos de Amostras
Para Diganóstico Pré-natal:
- O contato prévio com o laboratório é recomendado para planejar adequadamente o caso, os prazos de pré-natal e antecipar contratempos.
- A amostra de sangue materno deve ser enviada com todas amostras de produtos da concepção, CVS e Amnio.
- Todas amostras de pré-natal são priorizadas.
As informações mínimas exigidas para identificar e aceitar uma amostra são: nome completo do paciente, data de nascimento, sexo e número do prontuário médico.
O formulário de ‘consentimento informado’ e a ‘requisição de teste’ (incluída no kit fornecido e disponível em instruções para envio de amostra) devem ser devidamente preenchidos e assinados pelo paciente e médico.
Limitações
- O escopo deste ensaio é limitado à análise de expansão de repetição do gene alvo e pode não revelar o número exato de repetições presentes em grandes expansões.
- O sequenciamento do gene e a análise de exclusão / duplicação não estão incluídos neste ensaio, mas podem ser solicitados separadamente.
- Esta análise não inclui estudos de metilação.
Precisa de ajuda?
Solicitar informaçao