A resposta simples é: não pode. Em um sistema de cultivo que funcione bem, o óleo deve atuar apenas como uma cobertura, protegendo os gametas e embriões de mudanças no ambiente e possíveis contaminantes durante a reprodução assistida. No entanto, se houver problemas com a qualidade do óleo, o desenvolvimento do embrião pode ser afetado. A maioria dos óleos é produzida a partir do petróleo, o que significa que componentes embriotóxicos podem estar presentes devido ao processo de produção e origem das matérias-primas. Portanto, o rigor no controle de qualidade dessa peça chave para o sucesso do desenvolvimento embrionário.
Veja o webinar Protect to Perfect – Um webinar puramente sobre a qualidade do óleo
OVOIL ou OVOIL HEAVY?
Existem dois óleos de cultivos oferecidos pela Vitrolife: OVOIL e OVOIL HEAVY. As excelentes propriedades de cultura in vitro do OVOIL HEAVY o diferenciam de outros óleos viscosos e estendem as características exemplares do OVOIL clássico. Ou seja, ambos apresentam a mesma qualidade, no entanto o OVOIL HEAVY é mais viscoso.
O Ovoil Heavy foi eleito o predileto entre os embriologistas, pois mantém as gotas no lugar, não precisa de maior tempo para equilibrar, mas não é tão viscoso a ponto de prejudicar a pipetagem ou manuseio, como acontece com outras marcas. A pesquisa foi realizada com 40 embriologistas de 6 países pela Vitrolife em 2020.

Por que cobrir o meio de cultivo com óleo é necessário?
A missão do óleo na Fertilização in Vitro (FIV) é protetora e visa preservar as condições de cultivo, reduzindo a evaporação do meio de cultivo e a ação do ambiente nos gametas e embriões dentro do laboratório de FIV.
Os meios de cultivo podem evaporar mesmo sob uma camada de óleo; portanto, as propriedades da cobertura de óleo são cruciais para o sucesso de cultivo in vitro. Quanto mais longo o período de cultivo, mais importante isso pode se tornar, uma vez que a osmolalidade dos meios de cultivo pode mudar significativamente durante o cultivo ininterrupto . A incubação em ambiente seco influencia a taxa de perda de água e causa uma mudança maior na osmolalidade do meio de cultivo do que a incubação em ambiente umidificado, mesmo quando a placa de cultivo é coberta com a tampa.3
Embora o OVOIL HEAVY tenha uma maior viscosidade, a Figura 4 mostra que nenhum tempo extra de incubação é necessário para equilibrar o meio em comparação com óleos de cultura mais líquidos.1

Figura 4. Perfis de equilíbrio de CO2
Dados experimentais de cultivo de embriões de 1 célula de camundongo mostraram uma taxa de blastocistos expandidos de 100% após incubação contínua por 96 horas no EmbryoScope+ (incubadora não umidificada) em oxigênio ambiente, com apenas um aumento marginal (média de 3,8%) na osmolalidade durante todo o período de cultivo (Figura 6). Neste experimento, o tempo de incubação foi prolongado para provocar um aumento na osmolalidade e o oxigênio ambiente foi usado para adicionar estresse extra ao sistema de cultivo. Apesar dessas condições, a osmolalidade foi controlada e todos os embriões atingiram o estágio de blastocisto expandido (Figura 5). Isso mostra que o OVOIL HEAVY é o complemento perfeito para o sistema de cultivo de embriões da Vitrolife.8

Figura 5.

Figura 6.
Dados clínicos de 5 clínicas (incluindo 1.230 oócitos de 121 pacientes) mostraram uma taxa total de blastocisto de 60%, dos quais 76% eram blastocistos de boa qualidade (Figura 7).8

Figura 7.
O resultado: OVOIL HEAVY garante a mais alta qualidade possível do embrião
OVOIL HEAVY é um produto que oferece propriedades de manuseio diferentes em comparação com óleos mais leves. É um óleo de parafina sintético mais pesado, feito pela polimerização de moléculas de alfa-olefina de cadeia curta. Sua composição é definida durante a produção e contém os níveis mais baixos possíveis de impurezas potencialmente embriotóxicas. Portanto, o OVOIL HEAVY garante quantidades reduzidas de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e a menor variação possível de lote para lote. O OVOIL HEAVY é duas vezes mais viscoso que o OVOIL clássico, o que lhe confere propriedades de manuseio atraentes.8
Em conclusão
- OVOIL HEAVY pode facilitar o manuseio de procedimentos de embriologia de rotina graças à sua maior viscosidade.
- OVOIL HEAVY pode proteger as propriedades dos meios de cultura, diminuindo as flutuações na osmolalidade e no pH.
- OVOIL HEAVY e OVOIL são rigorosamente testados usando o teste MEA de microgotículas sensíveis e o ensaio de óleo de esperma humano.
- OVOIL HEAVY é um produto muito seguro, garantindo um excelente desenvolvimento embrionário.
- OVOIL HEAVY contribui muito para um resultado de tratamento bem-sucedido para pacientes que realizam FIV.
Baixe o resumo da pesquisa para Ovoil Heavy:

Quer aprender ais sobre o uso óleo no meio de cultivo?
Acesse o Vitrolife Group Academy e faça o curso on line gratuito!
Referências
1. Embryotools S.L data on file 2021
2. Swain JE, Kan MT, Moayeri SE, Schoolcraft WB. Real time assessment of pH stability within an IVF isolette. Fertil. Steril. 2015;103:2,e37.
3. Swain JE, Swain JE, Batcheller AE, Schoolcraft WB, Bossert N. Washing mineral oil used for microdrop overlay does not improve stability of media osmolality. Fertil. Steril. 2016;106: e355.
4. Swain JE. Different mineral oils used for embryo culture microdrop overlay differentially impact media evaporation. Fertil. Steril. 2018;109: e53.
5. Swain JE. Controversies in ART: considerations and risks for uninterrupted embryo culture. Reprod Biomed Online. 2019 Jul;39(1):19-26.
6. Lane M and Gardner DK. Differential regulation of mouse embryo development and viability by amino acids. J Reprod Fertil. 1997 Jan;109(1):153-64.
7. Vang P, Carriere M, Strait E, Allyn V, Cowan P, Lee H, Arab J, Mex-Puc A, Larman MG. Mouse Embryo Assay (MEA): it’s not what you do it’s the way that you do it! P-158, ASRM 2021.
8.Vitrolife data on file 2020
Referência: Dmitry Nikiforov
https://blog.vitrolife.com/togetheralltheway/can-a-culture-oil-improve-embryo-development

Catherine Kuhn Jacobs, MsC é embriologista e suporte clínico do Vitrolife Group