Quero prevenir doenças hereditárias
Você conhece o histórico da sua família?
Se você ou um membro próximo da sua família tem uma doença monogênica, é importante saber que existe uma forma de reduzir o risco de ter um filho afetado por essa condição.
Mesmo quando os futuros pais são perfeitamente saudáveis, é possível carregar de forma silenciosa uma mutação genética que aumenta o risco de transmitir uma doença hereditária. Um teste genético de portadores (CGT) poderia identificar se o casal possui um risco aumentado de ter um filho com uma doença genética, algo especialmente importante para casais consanguíneos, por exemplo.
Quando um risco e mutação genética é identificado, os futuros pais podem contar com a ajuda da ciência para a realização de um teste genético pré-implantacional para doenças monogênicas (PGT-M, anteriormente conhecido por PGD), que é possível através de um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) para identificar os embriões livres de doenças tais como Fibrose Cística, Anemia Falciforme, doença de Tay-Sachs, Atrofia Muscular Espinhal (AME), entre outras.
O PGT-M estuda os embriões para quase qualquer doença genética que afeta um único gene (monogênica). Um processo realizado de forma individualizada e acompanhada por aconselhamento genético.
