Visão Geral
- Cerca de 4,5% a 6% dos recém-nascidos são afetados por uma doença genética.
- A triagem neonatal é um programa obrigatório de saúde pública que fornece a todos os recém-nascidos exames e acompanhamento médico para uma variedade de condições médicas.
- O teste Igenomix de triagem neonatal (IGX-NBS) é um teste genético abrangente que analisa mais de 200 genes usando tecnologias de sequenciamento de nova geração (NGS), permitindo uma abordagem direta de doenças genéticas para chegar a um diagnóstico rápido e preciso.
- Além disso, esse teste identifica se uma criança é portadora saudável de determinados distúrbios analisados no teste.
IGX-NBS fornece um painel estendido de distúrbios analisados com tecnologias baseadas em NGS, oferecendo uma cobertura ampla de doenças genéticas de alta frequência.
- Esses genes são responsáveis por distúrbios do desenvolvimento, genéticos e metabólicos que causam sérios problemas de saúde desde a primeira infância.
- O benefício final é uma intervenção precoce desde o primeiro dia para prevenir deficiências físicas e intelectuais, bem como doenças potencialmente fatais.
- Muitos mais distúrbios são detectados do que teste do pezinho convencional.
Objetivos da Triagem Genética Neonatal (NBS)
- Diminuir a morbidade e mortalidade de doenças acionáveis realizando uma intervenção precoce para melhorar os resultados de saúde neonatal e de longo prazo
- Oferecer um serviço universal de saúde de triagem a todos os recém-nascidos
- Identificação de recém-nascidos com teste positivo
- Diagnostico de condições de forma precoce
- Comunicação com as famílias
- Encaminhamento para centros de tratamento
- Acompanhamento com resultados de longo prazo