- Avaliar o risco de ter filhos com doenças genéticas quando a família possui um ou mais afetados por uma doença genética hereditária.
- Obter orientação para casais consanguíneos, que têm um risco mais elevado de gerar descendentes portadores de doenças genéticas.
- Planejar a família de casais em tratamento de reprodução humana assistida por diagnóstico de infertilidade, onde testes genéticos específicos podem ajudar a identificar os embriões saudáveis com mais chances de implantar no útero materno e gerar um bebê saudável.
- Receber esclarecimento no nascimento de um descendente portador de uma doença genética.
O aconselhamento genético é um recurso do paciente para entender e tomar decisões antes da realização de estudos genéticos e tratamentos, além de ser também um auxílio especializado para o entendimento de resultados obtidos nos testes realizados e eventuais opções de próximos passos.
O aconselhamento genético deve ser realizado por um profissional com especialização específica na área, podendo ser um biomédico, biólogo e/ou médico.
Conte com as informações especializadas para entender os benefícios e limitações de cada passo do seu tratamento. Acesse o site para esclarecer as principais dúvidas sobre os testes genéticos da Igenomix.
Biólogo ou biomédico geneticista:
Os geneticistas com formação inicial na área de biomedicina ou biologia dominam as técnicas e metodologias para o diagnóstico de condições genéticas e conseguem traduzir a linguagem técnica em uma linguagem clara e acessível para os pacientes, além de prestar orientação aos médicos das diversas especialidades com relação a metodologias de análises disponíveis e aplicáveis ao caso.
Na área de reprodução assistida, o papel do geneticista é entender toda história familiar do casal, com a montagem de heredograma e anamnese voltada para a questão da infertilidade envolvida para o caso.
- Explica a estimativa de riscos de ocorrências de doenças genéticas.
- Indica os benefícios e limitações dos testes genéticos existentes.
- Apresenta os resultados dos testes genéticos de forma clara e acessível.
- Aponta os possíveis cenários existentes dos resultados que um teste genético pode apresentar.
Médico geneticista:
O médico que tem a Genética Médica como especialidade, realiza avaliação clínica com anamnese detalhada, exame físico e construção do heredograma (árvore genealógica da família com mais de 3 gerações), diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de indivíduos e famílias com diversas entidades raras e de potencial genético e hereditário, assim como oferece suporte e consultoria para outras especialidades médicas e demais profissões da saúde.
O médico geneticista geralmente possui residência de genética médica e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).
- Realiza consultas médicas
- Solicita exames para esclarecer a condição genética
- Realiza exames físicos do paciente afetado
- Prescreve tratamentos, quando indicado
- Em resumo, conclui o diagnóstico do paciente com o resultado dos exames realizados.
Reunimos conteúdos de nossos especialistas respondendo as principais dúvidas que chegam até nós. É possível acessar e se informar através do site e, caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, você pode optar por realizar o aconselhamento genético com um geneticista ou médico geneticista.
Conte com as informações especializadas para entender os benefícios e limitações de cada passo do seu tratamento. Acesse o site para esclarecer as principais dúvidas sobre os testes genéticos da Igenomix.
Quero saber mais sobre os testes genéticos
Igenomix está na mídia
A IGENOMIX não patrocinou nenhuma notícia ou publicação identificada acima. A cobertura de notícias não constitui um endosso da IGENOMIX ou dos seus produtos