Visão Geral
- O câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e a segunda causa mais comum de morte por doença neoplásica que afeta as mulheres.
Até 5% -10% dos casos de câncer de mama são hereditários e causados por mutações patogênicas em genes como BRCA1 e BRCA2, bem como mutações da linha germinativa em outros genes de alta penetração. No entanto, alguns desses genes foram associados a outros tipos de câncer, como câncer de ovário, pâncreas e colorretal.
- As síndromes de câncer hereditários são encontradas em todas as especialidades médicas. Embora representem cerca de 5% de todas as doenças malignas, é de especial importância identificar esses pacientes porque, ao contrário dos pacientes com câncer esporádico, eles requerem cuidados especiais de longo prazo, pois sua predisposição pode levá-los a desenvolver certos tumores em um período relativamente precoce.
A identificação de pacientes em risco de suscetibilidade hereditária ao câncer depende da capacidade de caracterizar genes e alterações associadas ao aumento do risco de câncer, bem como reunir uma história pessoal e familiar detalhada, auxiliando na identificação do modo de herança, bem como de outros membros da família em risco de sofrer desta suscetibilidade. A maioria desses genes é herdada de forma autossômica dominante.
- O Painel de Precisão do Câncer de Mama Hereditário Igenomix pode ser usado como uma ferramenta de rastreamento e diagnóstico, levando a um melhor gerenciamento e prognóstico da doença. Ele fornece uma análise abrangente dos genes envolvidos nesta doença usando sequenciamento de nova geração (NGS) para compreender totalmente o espectro de genes relevantes envolvidos e sua penetrância alta ou intermediária.
Indicação
O Painel de Precisão do Câncer de Mama Hereditário Igenomix é indicado nos casos em que houver:
- Indivíduos com histórico pessoal de câncer de mama / ovário
- Câncer de mama e / ou ovário ou pancreático em pelo menos dois parentes próximos
- Vários cânceres de mama primários ou câncer de mama bilateral diagnosticados pela primeira vez antes dos 50 anos de idade.
- Câncer de mama triplo negativo na pré-menopausa diagnosticado em uma idade jovem (<45 anos).
- Câncer de mama masculino em um parente próximo.
- Etnias com alta frequência de mutação BRCA, como judeus Ashkenazi, devem ser testadas, mesmo na ausência de história familiar.
Utilidade Clínica
A utilidade clínica deste painel é:
- O diagnóstico genético e molecular para um diagnóstico clínico preciso de uma paciente com história pessoal ou familiar sugestiva de câncer de mama hereditário.
- Início precoce do tratamento com equipe multidisciplinar para vigilância adequada, quimioprevenção e mastectomia redutora de risco (RRM) ou salpingo-ooforectomia redutora de risco.
- Avaliação de risco de membros da família assintomáticos de acordo com o modo de herança.
- Reduzir a morbidade relacionada ao câncer de mama ou morbidade secundária a complicações de vigilância e tratamento.
- Caminhos melhorados desde o diagnóstico até o tratamento em populações suscetíveis.
Referências
Paul, A., & Paul, S. (2014). The breast cancer susceptibility genes (BRCA) in breast and ovarian cancers. Frontiers in bioscience (Landmark edition), 19, 605–618. https://doi.org/10.2741/4230
Yamauchi, H., & Takei, J. (2018). Management of hereditary breast and ovarian cancer. International journal of clinical oncology, 23(1), 45–51. https://doi.org/10.1007/s10147-017-1208-9
Apostolou, P., & Fostira, F. (2013). Hereditary breast cancer: the era of new susceptibility genes. BioMed research international, 2013, 747318. https://doi.org/10.1155/2013/747318
National Comprehensive Cancer Network. (2021). Retrieved from https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/default.aspx#detection
Hereditary Breast and Ovarian Cancer. (2021). Retrieved 16 February 2021, from https://www.cancer.net/cancer-types/hereditary-breast-and-ovarian-cancer
Cao, A., Huang, L., & Shao, Z. (2017). The Preventive Intervention of Hereditary Breast Cancer. Advances in experimental medicine and biology, 1026, 41–57. https://doi.org/10.1007/978-981-10-6020-5_3