Visão Geral
- Os fatores de risco para câncer de pulmão incluem tabagismo, amianto, radônio e história familiar de câncer de pulmão. O câncer de pulmão pode ser esporádico ou associado a uma síndrome do câncer hereditário.
- As síndromes de câncer hereditário são encontradas em todas as especialidades médicas. Embora representem cerca de 5% de todas as doenças malignas, é de especial importância identificar esses pacientes porque, ao contrário dos pacientes com câncer esporádico, eles requerem cuidados especiais de longo prazo, pois sua predisposição pode levá-los a desenvolver certos tumores em um período relativamente precoce era.
A maioria dos cânceres hereditários está associada a uma “mutação da linha germinativa” que estará presente em todas as células do corpo humano. A identificação de pacientes em risco de suscetibilidade hereditária ao câncer depende da capacidade de caracterizar genes e alterações associadas ao aumento do risco de câncer, bem como reunir uma história pessoal e familiar detalhada, auxiliando na identificação do modo de herança, bem como de outros membros da família em risco de sofrer desta suscetibilidade.
A maioria das síndromes de câncer hereditárias segue uma herança autossômica dominante e a penetrância é alta.
- O painel de câncer de pulmão da Igenomix fornece uma análise abrangente dos genes mais comuns responsáveis pelo desenvolvimento de um tumor maligno nas vias aéreas ou tecido pulmonar usando o sequenciamento de nova geração (NGS) para compreender totalmente o espectro de genes relevantes de predisposição do câncer de pulmão.
Utilidade Clínica
A utilidade clínica deste painel é:
- O diagnóstico genético e molecular para um diagnóstico clínico preciso de um paciente com história pessoal ou familiar sugestiva de uma síndrome de câncer hereditário com predisposição para câncer de pulmão.
- Início precoce do tratamento com equipe multidisciplinar para triagem corporal total adequada, intervenção cirúrgica precoce ou tratamento farmacológico.
- Avaliação de risco e aconselhamento genético de membros da família assintomáticos de acordo com o modo de herança.
- Reduzir a morbidade relacionada ao câncer de pulmão ou morbidade secundária a complicações de vigilância e tratamento.
- Categorização das alterações genéticas em níveis preditivos de terapias-alvo padrão, investigacionais ou hipotéticas nos relatórios de patologia molecular.
- Aprimoramento do caminho desde o diagnóstico até o tratamento em populações suscetíveis.
Referências
Parikh A. R. (2019). Lung Cancer Genomics. Acta medica academica, 48(1), 78–83. https://doi.org/10.5644/ama2006-124.244
National Comprehensive Cancer Network. (2021). Retrieved from https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/default.aspx#detection
Lara-Guerra, H., & Roth, J. A. (2016). Gene Therapy for Lung Cancer. Critical reviews in oncogenesis, 21(1-2), 115–124. https://doi.org/10.1615/CritRevOncog.2016016084
Tímár, J., Méhes, G., & Vass, L. (2020). A tüdőrák molekuláris diagnosztikájának modern szemlélete és klinikai jelentősége [Molecular diagnostics of lung cancer and its clinical relevance]. Magyar onkologia, 64(3), 183–189.
Nishimura, T., Nakamura, H., Végvári, Á., Marko-Varga, G., Furuya, N., & Saji, H. (2019). Current status of clinical proteogenomics in lung cancer. Expert review of proteomics, 16(9), 761–772. https://doi.org/10.1080/14789450.2019.1654861