Visão Geral
- As síndromes de câncer hereditário são encontradas em todas as especialidades médicas. Embora representem cerca de 5% de todas as doenças malignas, é de especial importância identificar esses pacientes porque, ao contrário dos pacientes com cânceres esporádicos, eles requerem cuidados especiais de longo prazo, pois sua predisposição pode levá-los a desenvolver certos tumores em um período relativamente precoce era.
Esses cânceres podem surgir nos pulmões, rins, fígado, pâncreas, pele, olhos, coração. A maioria dos cânceres hereditários está associada a uma “mutação da linha germinativa” que estará presente em todas as células do corpo humano. A identificação de pacientes em risco de suscetibilidade hereditária ao câncer depende da capacidade de caracterizar genes e alterações associadas ao aumento do risco de câncer, bem como reunir uma história pessoal e familiar detalhada, auxiliando na identificação do modo de herança, bem como de outros membros da família em risco de sofrer desta suscetibilidade.
A maioria das síndromes de câncer hereditárias segue uma herança autossômica dominante e a penetrância é alta.
- O painel de risco hereditário de câncer fornece uma análise abrangente das síndromes de câncer hereditárias mais comuns usando o sequenciamento de nova geração (NGS) para compreender totalmente o espectro de genes relevantes de predisposição ao câncer.
Indicação
O Painel de Precisão do Câncer de Suscetibilidade de Igenomix é indicado nos casos em que há:
- Vários parentes do mesmo lado da família com o mesmo câncer ou formas relacionadas
- Câncer em idade jovem.
- Apresentação precoce de um tipo de câncer agressivo.
- Vários cânceres primários em um indivíduo
- Paciente assintomático sem histórico pessoal ou familiar que deseja saber a suscetibilidade genética ao câncer
Utilidade Clínica
- O diagnóstico genético e molecular para um diagnóstico clínico preciso de um paciente com história pessoal ou familiar sugestiva de síndrome de câncer hereditário.
- Início precoce do tratamento com equipe multidisciplinar para triagem corporal total adequada, intervenção cirúrgica precoce e / ou triagem precoce.
- Avaliação de risco de familiares assintomáticos de acordo com o modo de herança.
Referências
The American journal of gastroenterology, 110(2), 223–263. https://doi.org/10.1038/ajg.2014.435
a statement of the American College of Medical Genetics and Genomics (ACMG). Genetics In Medicine, 22(7), 1142-1148. doi: 10.1038/s41436-020-0783-8
Journal of clinical oncology : official journal of the American Society of Clinical Oncology, 23(2), 276–292. https://doi.org/10.1200/JCO.2005.10.042