Mais uma jornada de atualização na área de reprodução humana que a Igenomix acompanhou de perto. Nesse último dia do 16ºCongresso da Red LARA tivemos a participação do nosso colega de trabalho Dr Nasser Al-Asmar, que trouxe informações sobre estudos de NGS desde o embrião ao endométrio. Além disso, um painel dedicado à infertilidade masculina foi muito interessante, aportando informação sobre o fator masculino e o impacto da fragmentação do DNA espermático no embrião e na gravidez.
Mais atenção ao fator masculino de infertilidade
Começando pelo fator masculino, algo que tem sido cada vez mais comentado nos encontros entre especialistas em medicina reprodutiva, foi debatido a utilização da ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide) nos tratamentos de Fertilização in Vitro como padrão e os seus eventuais prós e contras, além do impacto da alteração seminal severa, como a concentração espermática, pode também indicar um risco de alterações genéticas no espermatozoide.
Filhos da FIV, monitoramento da saúde dos nascidos
Desde o primeiro nascimento graças à técnica de Fertilização in Vitro, em 1978, a medicina reprodutiva avançou exponencialmente, estes bebês tiveram filhos e as gerações de famílias têm continuado, mas não sem contar com o olhar atento dos cientistas, que continuam acompanhando a saúde e fertilidade dos nascidos por este tratamento de reprodução humana com o intuito de identificar qualquer alteração comparada aos nascidos de forma espontânea.
Ainda são necessários mais estudos para chegar a uma análise conclusiva, mas por enquanto alguns resultados abaixo da média, como por exemplo a possível redução dos parâmetros de fertilidade masculina encontrada está sendo pesquisada a fundo, para identificar se as alterações se devem à técnica utilizada, à herança genética da infertilidade ou inclusive à epigenética influenciada pelo tratamento.
Receptividade endometrial e obesidade
A obesidade é um fator que reduz a fertilidade ou pode inclusive ser a principal razão pela qual a paciente não engravida de forma natural. A relação entre a massa corporal e os diversos fatores de infertilidade têm sido amplamente investigados.
Durante a aula de Nasser, foi apresentado um estudo sobre o deslocamento da janela de implantação de pacientes conforme o índice de massa corporal (IMC). No estudo foi identificado que em pacientes normais e com sobrepeso, o deslocamento da receptividade endometrial permanece dentro da média, enquanto nos casos de obesidade e principalmente obesidade mórbida é fundamental a personalização da transferência do embrião para que estas pacientes tenham mais chances de implantação durante o tratamento de reprodução humana.
A receptividade endometrial de 1 de cada 4 pacientes de tratamentos de Fertilização in Vitro está fora do padrão. Isso significa que 25% das pacientes não terão sucesso no seu tratamento a menos que personalizem o momento da transferência do embrião ao útero materno, algo que é simples de realizar através do teste ERA.
Podemos ajudar as pacientes a engravidar antes e de forma mais segura
Por último e não menos importante é a conclusão que se repete a cada encontro de especialistas em reprodução humana desde que a técnica NGS foi desenvolvida. Pacientes com idade materna avançada, casos de aborto de repetição e fator masculino severo se beneficiam muito com a Fertilização in Vitro e o auxílio do PGS.
Além de terem a chance de engravidar em menos ciclos de tratamento, já que o estudo genético do embrião permite contar com mais parâmetros para identificar o embrião com maior potencial de implantação, a prevenção de doenças genéticas e redução de casos de aborto são fortes razões para que todas a pacientes a partir dos 38 anos, contem com esta técnica em seus tratamentos, o que é inclusive a melhor opção de custo-benefício. Assista o vídeo de 1 minuto de Nasser Al-Asmar comentando este assunto:
Espero ter conseguido compartilhar com vocês um pouco de todo conhecimento que este encontro científico aportou. Caso queira saber mais sobre os temas comentados nessa cobertura ou outros assuntos de genética de reprodução humana, estou sempre à disposição, assim como toda nossa equipe!