Os testes genéticos para detectar as mutações associadas ao câncer de mama hereditário e câncer de ovário evoluíram com o lançamento do Painel Oncodona, que inclui e vai além de detectar as mutações dos genes BRCA1/2, abrangendo outros genes importantes no diagnóstico. O novo teste ajuda os especialistas a planejarem estratégias mais precisas de acompanhamento do paciente.
Contando com evidencias clínicas e entendendo a importância de ampliar o alcance dos nossos diagnósticos com o avanço da ciência, a Igenomix disponibiliza o teste genético, para o sequenciamento completo de todos os genes comprovadamente importantes no diagnóstico e prevenção do câncer de mama hereditário e de ovário.
Qual a vantagem do Oncodona comparado ao teste BRCA1/2?
Além de incluir o estudo das mutações dos genes do BRCA1 e BRCA2, o painel Multigene 21 inclui agrega informações de outros genes relacionados ao câncer para aumentar o entendimento sobre os riscos do paciente e seus familiares.
A base para o desenvolvimento do Oncodona é o estudo publicado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que utilizou diferentes Painéis Multigenes e testou ao redor de 30 genes em 1.112 pacientes com o objetivo de avaliar o risco de Câncer hereditário de mama e ovário (HBOC). Os resultados demonstraram os genes potencialmente implicados que devem ser estudados apropriadamente para terem relevância clínica e serem considerados na conduta médica.
Acesse o estudo.
LISTA DE GENES ESTUDADOS:
- BRCA1
- BRCA2
- CHEK2
- PALB2
- BRIP1
- TP53
- PTEN
- STK11
- CDH1
- ATM
- BARD1
- MLH1
- MRE11A
- MSH2
- MSH6
- MUTYH
- NBN
- PMS1
- PMS2
- RAD50
- RAD51C
Indicações:
- Câncer de mama diagnosticado antes dos 50 anos de idade
- Câncer em ambos os seios
- Câncer tanto de seio quanto de ovário
- Múltiplos cânceres de mama
- Dois ou mais tipos primários de cânceres relacionados com o BRCA1 ou BRCA2 em um único membro da família
- Casos de câncer de mama em homens
Identificar mutações genéticas para evitar sua presença nas futuras gerações
Na Igenomix trabalhamos com vários painéis de portadores para identificar diferentes mutações genéticas associadas a mais de 600 doenças genéticas, bem como realiza pesquisas individualizadas sobre qualquer doença genética em concreto que a família seja portadora. Com este recurso, é possível realizar o planejamento familiar identificando e evitando os riscos de transmitir aos futuros filhos doenças graves que podem se manifestar.
Assim como no caso do câncer hereditário, o conhecimento sobre doenças hereditárias na família é o primeiro alerta para tomar medidas que podem evitar o risco das futuras gerações manifestarem doenças graves que podem debilitar sua qualidade de vida.