O novo coronavírus, cuja pandemia paralisou uma grande parte do mundo preocupa a todos. Dentro da medicina reprodutiva temos mais perguntas que respostas e por essa razão o webinar para especialistas com o Dr Carlos Simón, um dos cientistas mais importantes do mundo na área de reprodução humana, foi de grande importância e conectou especialistas de todo o mundo.
Atendendo a pedidos e para multiplicar informação com base científica, a aula será disponibilizada na próxima semana dentro do portal IVF-edu.com. Até que chegue esse momento e para antecipar alguns pontos que você poderá conferir na íntegra em breve, compartilho com vocês os seguintes highlights:

- Esse não é o primeiro coronavírus e nem será o último

- Até o momento não há evidências de transmissão vertical
- Em relação ao COVID-19, existem 7 estudos sobre que somam 48 gestantes, todos realizados na China
- Swab nasal, de garganta e faringe
- Aspiração gástrica
- Urina
- Feses
- Plasma e/ou sangue periférico
- Fluido amniótico
- Sangue de cordão umbilical
- Placenta
- Leite materno

- Métodos de diagnósticos e sua confiança
Recomendações para o corpo clínico
É um consenso mundial na comunidade científica que, ainda que não haja evidência de um impacto na gravidez, devemos ser prudentes e aguardar a pandemia terminar para dar inicio a tratamentos de reprodução assistida e colocar em prática planos de gravidez, considerando que a informação disponível apesar de otimista ainda é limitada. Por outro lado, é importante que a comunidade científica se una para aumentar o volume de pesquisas científicas na área da medicina reprodutiva em relação ao impacto do COVID19 em gametas, embriões, feto e desenvolvimento dos nascidos a partir de mães que foram infectadas durante a gestação. Em um momento pós epidemia, que deve ser o foco de atuação, quando os tratamentos de reprodução assistida retomem, será fundamental garantir ambientes livres do vírus e para tanto, todos colaboradores da clínica deveriam ser testados, bem como as pacientes antes de dar início aos seus tratamentos. Dr Carlos Simón, encerra a aula com um chamado aos mais de 800 especialistas que se uniram ao webinar para que pesquisas sejam realizadas e coloca o grupo Igenomix à disposição.
