Engravidar Naturalmente ou por FIV Com Maior Segurança
Antes de engravidar naturalmente, fazer uma revisão da saúde do casal vai além dos exames tradicionais, algumas avaliações que nem sempre são solicitadas, podem colocar em risco a gestação e saúde do bebê, como alterações no cariótipo ou variantes genéticas que podem levar a doenças raras. Pontos importantes a considerar são:
- Idade materna: com o avanço da idade da mulher, o risco de alterações cromossômicas (aneuploidias) que podem causar um aborto ou síndromes genéticas se eleva. Esse risco pode ser inclusive mais alto se um dos membros do casal possuir uma alteração no exame Cariótipo. Com uma experiência de mais de 20 anos de análise de embriões antes da gravidez, comprovamos que a incidência de embriões (blastocistos) alterados por idade materna com um cariótipo normal é o seguinte:

- Risco de doenças raras: 5% dos casais e 15% dos casais consanguíneos estão em alto risco de possuir uma alteração genética que pode gerar uma doença rara nos descendentes, o teste CGT (Compatibilidade Genética) ajuda a identificar esse risco, que uma vez localizado, pode ser evitado.

A infertilidade é uma doença que atinge um em cada 6 casais e pode acontecer inclusive após a pessoa ter filhos sem dificuldades. Isso ocorre porque com o avanço da idade e também outros efeitos provocados pelo estilo de vida, uso de medicamentos, entre outros fatores, podem mudar a fertilidade de uma pessoa.
Ao precisar realizar um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) é importante conhecer todos os recursos disponíveis para aumentar sua efetividade, já que as chances de nascimento de um bebê após o tratamento estão em torno a 30-40%, mas podem ser elevadas a cerca de 80% quando uma personalização com a ajuda de testes genéticos é incluída.
Além de identificar uma clínica de Reprodução Humana e ser atendido por um médico especialista, você pode contar com a orientação de um geneticista através do aconselhamento genético e dessa forma esclarecer suas dúvidas em relação aos benefícios e limitações dos testes genéticos que existem para aumentar as chances do nascimento de um bebê saudável e prevenir falhas na FIV.
Aqui listamos os principais testes genéticos oferecidos pela Igenomix, uma empresa de biotecnologia com presença mundial, referência global em pesquisa científica e desenvolvimento de soluções para o avanço da efetividade da medicina reprodutiva.
Pré-Concepção
Existem testes de pré-concepção tanto na avaliação da fertilidade, quando para a avaliação de risco de doenças raras. A Igenomix oferece os seguintes testes para na fase de pré-concepção:
- CGT – Painel de Portadores ou Teste de Compatibilidade Genética
- EXOMA – Sequenciamento Exoma – Triagem e Diagnóstico
- SAT – Teste de Aneuploidias Espermáticas
- FRAG – Fragmentação do DNA Espermático
- ONCODONA – Painel Genético para o risco de câncer hereditário de mama e ovário
- Cariótipo – Análise Cromossômica em amostra de sangue periférico
- Teste para pesquisa de genes específicos
Pré-Implantação
Os testes genéticos para a fase de pré-implantação embrionária são aqueles realizados através de um tratamento de FIV, onde existe um controle médico na fecundação do óvulo, desenvolvimento embrionário e preparo do útero para introduzir o embrião para que a implantação aconteça. A Igenomix dispõe dos seguintes testes para a fase de pré-implantação:
- PGT-A – Teste Genético Pré-Implantacional para Alterações Cromossômicas no Embrião
- PGT-SR – Teste Genético Pré-Implantacional para Rearranjos Estruturais (translocações) no Embrião
- PGT-M – Teste Genético Pré-Implantacional para Doenças Monogênicas no Embrião
- EMBRACE – Análise Cromossômica a partir do Meio de Cultivo do Embrião
- Teste ERA – Teste de Receptividade Endometrial
- Teste EMMA – Análise Metagenômica do Microbioma Endometrial
- Teste ALICE – Análise da Endometrite Crônica Infecciosa
- Teste EndomeTRIO – Realização dos testes ERA – EMMA – ALICE a partir de uma única amostra
Pós-Concepção
Após o positivo da gravidez, tanto durante o pré-natal ou na eventualidade de uma perda gestacional, os testes genéticos é capaz de proporcionar segurança e respostas sobre a saúde fetal e causas de perdas. Nessa fase, os principais testes oferecidos pela Igenomix são:
- Teste NACE (NIPT) – Teste Pré-natal não invasivo (para síndromes genéticas e sexo do bebê realizado no sangue materno)
- Teste POC – Estudo Molecular de Alterações Cromossômicas no Produto de Aborto
- Cariótipo Fetal – De vilosidade coriônica, líquido amniótico ou sangue fetal
- Teste Pré-Natal para Doenças Dirigidas