Engravidar Naturalmente ou por FIV de forma mais segura
Antes de engravidar naturalmente, fazer uma revisão da saúde do casal vai além dos exames tradicionais, algumas avaliações que nem sempre são solicitadas, podem colocar em risco a gestação e saúde do bebê, como alterações no cariótipo ou variantes genéticas que podem levar a doenças raras. Pontos importantes a considerar são:
- Idade materna: com o avanço da idade da mulher, o risco de alterações cromossômicas (aneuploidias) que podem causar um aborto ou síndromes genéticas se eleva. Esse risco pode ser inclusive mais alto se um dos membros do casal possuir uma alteração no exame Cariótipo. Com uma experiência de mais de 20 anos de análise de embriões antes da gravidez, comprovamos que a incidência de embriões (blastocistos) alterados por idade materna com um cariótipo normal é o seguinte:
- Risco de doenças raras: 5% dos casais e 15% dos casais consanguíneos estão em alto risco de possuir uma alteração genética que pode gerar uma doença rara nos descendentes, o teste CGT (Compatibilidade Genética) ajuda a identificar esse risco, que uma vez localizado, pode ser evitado.