Receber o prêmio Distinguished Researcher Award é uma honra que apenas doze pesquisadores do mundo conseguiram. Dentro deste restrito grupo de pessoas especiais se encontra nosso diretor científico Prof. Dr. Carlos Simón.
Poderíamos falar muito sobre ele, que nos inspira e enche de orgulho, mas preferimos traduzir o que declarou a própria ASRM, para que ninguém pense que este conteúdo pudesse ser tendencioso por falar tão bem da pessoa que está à frente dos nossos laboratórios de genética e trabalha como só alguém que ama o que faz pode fazer.
Carlos Simón Vallés, M.D., Ph.D. Distinguished Researcher
O premiado na edição 2016 do ASRM Distinguished Researcher Award é Carlos Simón Vallés, M.D., Ph.D. por suas conquistas e contribuição excepcional como cientista clínico, líder, inventor, mentor e cidadão da comunidade científica que nos levou muito além da compreensão da biologia básica do endométrio à genética molecular e recentemente células tronco, com pesquisas e aplicações clínicas através de ferramentas inventadas por ele, ao mesmo tempo que de forma generosa é mentor e ajuda outros grupos a avançarem em seus campos de pesquisa.
Professor Carlos Simón foca seu trabalho em três áreas: implantação do embrião, receptividade endometrial e célula-tronco na medicina reprodutiva. Em todas as áreas ele é o primeiro ou último autor com estudos de referência que atraem a atenção e respeito de muitos a nível mundial.
Em implantação embrionária ele avançou no entendimento sobre os mecanismos subjacentes ao sistema interleukin-1 durante a fase de fixação, bem como a relação epigenética entre o endométrio da gestante e o embrião.
Ele também tem trabalhado na caracterização molecular da receptividade endometrial humana com mais de 20 publicações científicas como primeiro autor. Foi o primeiro a derivar células-tronco embrionárias na Espanha, participando de um estudo colaborativo que demonstrou a falta de diversidade genética em linhas celulares mais comumente utilizadas em todo o mundo.
Seu laboratório identificou um tratamento com células tronco que promete recuperar o endométrio de pacientes com a Síndrome de Asherman e Atrofia Endometrial. E, mais recentemente, publicou a geração de gametas artificiais utilizando a reprogramação direta de seis linhas germinativas de células somáticas humanas. As expectativas para esta mais recente descoberta são promissoras para o grupo de pacientes com comprometimento gonadal.
Autor de 408 artigos científicos, Professor Carlos Simón é um cientista criativo e perspicaz que une a pesquisa com sua aplicação clínica. A consistência de seus estudos é reconhecida em âmbito nacional e internacional. Estudos coordenados por ele foram financiados através de 34 patrocinadores provenientes dos Institutos Nacionais de Saúde, da União Europeia, do Governo Espanhol e do Governo de Valência, somando em 2016, um portfólio de pesquisas com mais de $1.29M.
Como se fosse pouco, ele é um magnífico e dedicado mentor que supervisionou 33 projetos de doutorados, muitos dos quais receberam prêmios de reconhecimento e prestígio internacional. Carlos Simón é generoso em espírito e altamente colaborativo, compartilha recursos com outros laboratórios e oferece serviços clínicos a muitas comunidades científicas.
Carlos Simón é um cientista fora do comum, professor, inovador e colega. Sua experiência lhe permite integrar conhecimento clínico e informação básica de técnicas, como as que ele ensina a seus alunos e colegas, e seu profundo conhecimento e prática são as bases que sustentam sua excelência como professor. Ele é um verdadeiro visionário no seu campo e um jogador de equipe. Sua contribuição na medicina reprodutiva e ciência não tem comparação. Em suma, Carlos Simón é um brilhante pesquisador, professor, mentor, inventor, colaborador e indivíduo.
Eu, Marcia Riboldi, doutora e diretora da Igenomix Brasil, sou um desses frutos do Prof. Dr Carlos Simón. Comecei em 2007 com um estágio na Espanha em células tronco no laboratório onde foram derivadas as primeiras linhas, no ano seguinte já estava iniciando meus estudos de Doutorado tendo ele como Tutor. Em 2010 ganhei o Prêmio Salud 2000, entregue pelas mãos da Infanta Elena na Real Academia de Letras e em 2011 finalizei minha tese doutoral “Cum Laude”.
Além de ser uma das pessoas que eu mais admiro cientificamente, ele se tornou um dos meus melhores amigos. Tenho certeza que assim como toda a equipe da Igenomix Brasil, cada laboratório do grupo e cada pessoa que conheceu o Prof. Dr Carlos Simón sabe o quanto ele é merecedor desse prêmio e de todas as conquistas que vieram antes e as que ainda estão por vir.
Dra. Marcia Riboldi, diretora da Igenomix Brasil