Foram muitas as aulas interessantes durante o 72º Congresso Anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM). Como você já sabe, os especialistas da Igenomix apresentaram vários estudos e também aproveitamos o encontro para rever outros importantes cientistas da medicina reprodutiva e acompanhar os avanços nesta área que evolui em alta velocidade.
Tendências
O foco principal do Congresso foi a genética reprodutiva. Foram muitos temas relacionados ao endométrio e embriões, com destaque para o mosaicismo embrionário, o aconselhamento genético e os painéis de portadores.
Sobre o mosaicismo, está começando a surgir uma diferença em relação ao que tem sido apresentado em encontros anteriores, pois a qualidade do laboratório de embriologia em conjunto com a qualidade do laboratório de genética se revelou fundamental para diferenciar entre resultados conclusivos e falhas de leitura, algo que na Igenomix sempre defendemos.
Por outro lado, a apresentação do estudo prospectivo e randomizado sobre o ERA foi um dos momentos mais esperados da ASRM2016, já que esta investigação foi a vencedora do prêmio Prize Paper 2016 entregue pela Society for Reproductive Endocrinology and Infertility. A apresentação não deixou a desejar. Em um auditório lotado, nosso diretor científico Professor Carlos Simón, demonstrou os benefícios de realizar o estudo genético do endométrio antes de iniciar o tratamento de reprodução assistida, inclusive para pacientes jovens e sem histórico de falhas de implantação anteriores.
Se você quiser mais detalhes sobre “Prospective, randomized study of the endometrial receptivity analysis (ERA) test in the infertility work-up to guide personalized embryo transfer versus fresh transfer or deferred embryo transfer”, entre em contato conosco. A mesma recomendação se aplica para todos os estudos apresentados por nós nesta edição da ASRM e publicações científicas que disponibilizamos no nosso site.
Professor Carlos Simón foi foco de atenção em outros momentos do Congresso. Ele recebeu o mais alto reconhecimento da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva com o prêmio Distinguished Researcher e também foi pauta de discussões interessantes e frutíferas sobre diferentes linhas de investigação sobre as falhas de implantação.
Outros momentos importantes com especialistas da Igenomix na ASRM
• Carmen Rubio apresentou o estudo EFFECT OF ENVIRONMENTAL ENDOCRINE DISRUPTOR’S EXPOSURE ON SPERM QUALITY AND ANEUPLOIDY RATES IN FERTILE SPERM DONORS, cujo objetivo foi avaliar se a exposição a desreguladores endócrinos podem afetar a qualidade e taxas de embriões euploides em doadores de sêmen férteis. Como resultado da pesquisa, foram encontradas várias correlações entre o estilo de vida dos doadores de sêmen e a qualidade e parâmetros de embriões euploides.
• David Bolumar explicou como foi possível encontrar sequencias de DNA na secreção de vesículas do endométrio ao líquido endometrial através do estudo ISOLATION AND IDENTIFICATION OF EXTRACELLULAR VESICLES IN THE HUMAN ENDOMETRIAL FLUID.
• Jose Vicente Medrano trouxe os resultados da pesquisa que representa os primeiros passos para um modelo in vitro de conversão direta de células somáticas em células progenitoras, que pode ser utilizado para estudar doenças relacionadas aos gametas e desenvolvimento de futuros tratamentos inovadores. A apresentação DIRECT CONVERSION OF HUMAN SOMATIC CELLS TO INDUCED GERM-LIKE CELLS BY GENETIC REPROGRAMMING demonstra uma das promissoras linhas de investigação da Igenomix.
Ponto de encontro
Para receber nossos parceiros durante todo o evento e ter a ocasião de discutir os avanços acompanhados durante o Congresso, contamos com um stand, local que distribuímos alguns materiais novos que você terá a ocasião de conhecer em breve; no Congresso Brasileiro de Reprodução Humana (SBRH) em novembro onde também estaremos presentes!