Otimizar as etapas de reprodução assistida, incluindo aumentar as chances de sucesso dos ciclos de Fertilização in Vitro (FIV) com o avanço da tecnologia de análise genética embrionário, permitindo a identificação de embriões cromossomicamente sem alterações. Esse processo, que visa uma gestação sem eventos adversos e bebês saudáveis em casa, é propiciado por ferramentas como o teste genético para aneuploidias embrionárias (PGT-A), que esteve no centro de apresentações científicas da Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, durante o 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2023), de 30 de agosto a 2 de setembro, em Aracajú, no Sergipe.
Visando responder ao público presente no evento a pergunta “O que esperar do PGT-A no futuro?”, o farmacêutico e doutor em Biomedicina e Biotecnologia, Nasser Al-Asmar Piñar, diretor da Academia Científica da Igenomix, em Valência (Espanha), mostrou como as decisões clínicas no laboratório repercutem nas taxas cumulativas de nascimentos.
A mesma proposta esteve no foco da apresentação da biomédica e especialista em pesquisa embrionária da Igenomix, Ianaê Ceschin, que abordou o PGT-A não invasivo e time lapse. As duas apresentações aconteceram durante o Simpósio da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) do CBRA 2023.
No dia 2 de setembro, Ianaê Ceschin retornou à programação científica, desta vez para compartilhar com embriologistas os resultados e discutir as perspectivas futuras das análises genéticas não invasivas.
Na programação de capacitação de biólogos sobre como ocorrem as etapas que marcam os ciclos de reprodução assistida, o biólogo e geneticista molecular Bruno Coprerski, diretor de operações LATAM da Igenomix, falou sobre Reprodução Humana para Ginecologistas – Indicações da Avaliação Genética Pré-Concepcional. No dia 2, o especialista em genética reprodutiva retornou à programação, com as aulas “Whole Exome Sequencing Embrionário: Uma realidade próxima” e “Teste de ploidia para todos: necessidade ou excesso de cuidado?”
A participação da Igenomix se destacou também pela organização do curso IVF Gestor 360 – Business, Genética e Novas Perspectivas, durante o pré-congresso, abordando temas de gestão em genética e reprodução humana, cases de sucesso, o impacto das incubadoras com time lapse para os pacientes, estrutura de uma clínica para acolhimento das demandas e a nova face do mercado de reprodução assistida na América Latina. A coordenação da programação foi da biomédica e geneticista Márcia Riboldi, VP Sales & Marketing Medical devices & Igenomix América Latina e de Erivelton Laureano, CEO da IVF Brazil Commercial Consultancy.