Motivo 1 – A janela de implantação
Durante um tratamento de Fertilização in Vitro, o cuidado para sincronizar o momento em que o endométrio se torna receptivo é realizado através da avaliação da receptividade endometrial: o teste ERA. O maior estudo realizado sobre a eficácia do teste ERA envolveu 17 clínicas e 458 pacientes durante 5 anos. Este estudo randomizado multicêntrico publicado na revista Reproductive BioMedicine Online identificou que a personalização da transferência embrionária através do teste ERA gera uma taxa superior de nascimentos em comparação com uma transferência comum com embriões frescos ou congelados em seu primeiro ciclo de tratamento.
Os resultados acumulados após um ano desse mesmo estudo foram ainda mais significativos, com 72,5% de nascimentos para pacientes que realizaram o teste ERA e apenas 54,3% sem a informação sobre a receptividade endometrial para uma transferência personalizada.
Motivo 2 – Alta sensibilidade e Inteligência Artificial
O teste ERA detecta a janela de implantação através do sequenciamento genético de 248 genes ligados à receptividade endometrial e uso de inteligência artificial. Uma análise que vem sendo realizada com sucesso há 10 anos. Fruto de um estudo contínuo de pesquisa e aprimoramento de algoritmos. Para fazer uso da inteligência artificial, o algoritmo da Igenomix aprendeu com as mais de 150.000 análises realizadas com o respectivo acompanhamento de sucesso da gravidez para alcançar uma sensibilidade de 90% e uma especificidade de 97%. Como consequência, apenas uma pequena porcentagem de casos processados precisa de uma segunda biópsia embrionária para a confirmação do resultado.
Motivo 3 – Comprovação científica com estudos internos e externos
25 publicações científicas comprovam a eficácia do teste ERA, sendo a mais ampla apresentada, como comentado no início desse artigo. 16 das publicações são próprias da Igenomix e 9 foram realizadas por clínicas externas que de forma independente comprovaram que a análise da receptividade endometrial através do teste ERA permite melhorar as taxas de sucesso da FIV. Assim mesmo, a maior prova dos bons resultados do teste ERA são vividos diariamente nas clínicas, que após começarem a realizar a avaliação da receptividade endometrial conseguiram solucionar casos de repetidas falhas de implantação e melhorar as taxas de sucesso de seu serviço de reprodução assistida, alcançando o objetivo de todos, que é o nascimento de um bebê saudável. Acesse a lista completa de publicações científicas internas e externas sobre o teste ERA.
Motivo 4 – As bactérias que habitam o endométrio
A existência de um microbioma endometrial foi comprovado recentemente. Foi em 2016 que a pesquisadora da Igenomix Inmaculada Moreno identificou que um desequilíbrio na flora endometrial causado pela baixa presença de lactobacilos com associação de bactérias patogênicas está associado a piores resultados reprodutivos (Moreno et al, AJOG 2016). Anteriormente, em 2014, já havia sido identificado que a presença de bactérias patogênicas em um endométrio pode ser a causa de uma endometrite crônica infecciosa, que muitas vezes sem apresentar sintomas afeta cerca de 30% das mulheres inférteis. (Cicinelli et al, Reprod Sci 2014). Para identificar esses desequilíbrios a Igenomix desenvolveu os testes EMMA e ALICE, que analisam o analisam o DNA bacteriano na amostra endometrial para detectar com precisão possíveis alterações responsáveis por falhas de implantação e aborto e podem ser realizados a partir de uma mesma amostra coletada para realizar o teste ERA.
Motivo 5 – Aconselhamento genético
Contar com um aconselhamento genético permite tomar decisões informadas. Quando sabemos os possíveis cenários da realização ou não de um determinado teste genético, nos empoderamos e entendemos melhor todo o processo pelo qual estamos passando. A Igenomix oferece de forma gratuita o aconselhamento genético após a realização de testes de nosso laboratório até 60 dias após a realização do teste. O serviço de aconselhamento genético pré-teste também está disponível a um valor reduzido para permitir que todos tenham acesso a essa conversa com um especialista. Assim como o aconselhamento está para os pacientes, os médicos e todo corpo clínico contam com a assessoria científica da equipe de especialistas da Igenomix. Juntos trabalhamos em parceria pelo objetivo de todos, que é o nascimento de um bebê saudável.