A chegada do novo teste genético que analisa o embrião em seu meio de cultivo no laboratório de Fertilização in vitro (FIV) representa um marco no desenvolvimento da medicina reprodutiva. Com ele, pacientes sem indicação para o PGT-A ou inseguras em relação à biópsia embrionária podem ter acesso a informação sobre a saúde cromossômica do embrião, que é um dos principais fatores de perdas gestacionais e falhas de implantação.
O novo teste chama-se EMBRACE (Análise Embrionária do Ambiente de Cultivo). Resultado de anos de pesquisa da Igenomix e 3 publicações científicas em revistas científicas de alta relevância (Human Reproduction, Fertility and Sterility e American Journal of Obstetrics & Ginecology). Um projeto único que percorreu passos firmes até a recente publicação do ensaio clínico com 1.301 embriões que comprovou a aplicação em diferentes clínicas e comparou seus resultados com o PGT-A, o teste pré-implantacional para alterações cromossômicas.
Com a segurança de oferecer um teste clinicamente relevante, a Igenomix abriu o processo de validação de clínicas mundialmente para oferecer o EMBRACE aos pacientes de reprodução assistida. Entretanto, ainda continuamos pesquisando, pois o trabalho atual analizará mais de 3.000 embriões com o objetivo de fazer novas descobertas e aumentar a acuracidade com ajuda dos algoritmos de Inteligência artificial, desenvolvidos por nossa equipe de biotecnologia para aumentar a efetividade desse teste de forma contínua.
Além de um novo estudo RCT, que prioriza como principal objetivo constatar que o EMBRACE é capaz de proporcionar um aumento de 10% as taxas de gestação ongoing. No Brasil, duas clínicas já estão validadas para oferecer o teste EMBRACE, pois estão participando dos estudo, e muitas outras estão em processo de validação para que nas próximas semanas seja possível realizá-lo nos principais centros de reprodução humana do país. Além disso, até mesmo clínicas que hoje não possuem equipamentos ou profissionais aptos para realizar a biópsia embrionária no laboratório de FIV, poderão oferecer o EMBRACE para suas pacientes, como uma nova ferramenta na priorização dos melhores embriões.
Prós e contras em relação ao PGT-A
Ainda distante de substituir o PGT-A, que é o teste padrão ouro com confiabilidade superior a 98% na identificação de alterações cromossômicas, o teste EMBRACE chega como uma alternativa para permitir que pacientes sem indicação ou que não querem realizar uma biópsia embrionária para o PGT-A estabeleçam um critério de priorização de embriões que permite reduzir o risco de falhas de implantação, perdas gestacionais e síndromes genéticas.
PGT-A |
EMBRACE |
Sensibilidade e especificidade dos resultados superior em 98% dos casos | Concordância de 80-85% em relação ao PGT-A |
Analisa o DNA completo extraído de células biopsiadas do embrião | Analisa fragmentos de DNA liberado pelo embrião na gota onde ele se desenvolve |
Requer uma biópsia embrionária e um procedimento invasivo | Realizado sem biópsia ou qualquer procedimento invasivo |
Muito estável em relação a capacidade de extração do DNA, garantindo uma alta taxa de resultados válidos | Requer um protocolo de máxima proteção contra a contaminação de DNA, que representa um risco de resultados falsos negativos |
Custo mais elevado pela necessidade de equipamentos no laboratório de FIV, como um laser, e embriologistas seniors treinados | Sem custo adicional da biópsia |
Como é o laudo do EMBRACE?
O laudo EMBRACE irá detalhar os achados cromossômicos da análise do meio de cultivo calculando as chances de cada embrião, não apenas baseado em ter ou não aneuploidias, mas também analisando os riscos que diferentes aneuploidias representam para o nascimento de um embrião saudável. A classificação dos embriões sugere uma ordem de transferência do melhor embrião (número 1) ao embrião com menos chances de evoluir a uma gravidez e nascimento, revelando também o sexo do embrião.
- O resultado referente ao sexo do embrião demonstrará a presença ou a ausência do cromossomos sexual Y
Como em todos os testes genéticos oferecidos na Igenomix, o aconselhamento genético pré e pós teste é um recurso incluído com a análise à disposição de especialistas e pacientes, para sua compreensão total e individualização dos tratamentos. Acesse mais informações sobre o teste EMBRACE.
Marcia Riboldi, PhD – Geneticista e diretora da Igenomix Brasil