Falar da importância da Reprodução Assistida e dos tratamentos de fertilidade quando a vida de todos está em jogo pode parecer inadequado, mas a realidade é que temos que pensar no futuro. Quando a pandemia do COVID-19 acabar, o próximo passo é agir para ajudar a sociedade a retomar seus sonhos e tratamentos.
O fechamento das clínicas de reprodução humana não é o pior dos nossos problemas, mas sim parte do nosso compromisso de evitar que o coronavírus se espalhe ainda mais. As precauções foram anunciadas pelas sociedades científicas internacionais especializadas em medicina reprodutiva ESHRE, ASRM, RED LARA, bem como pelas sociedades brasileiras e ANVISA.
Não apenas enfrentamos um vírus, mas também estamos diante de uma mudança de paradigmas que nos exige adaptar formas de compartilhar os estudos científicos que ajudam a tomar melhores decisões, já que os tradicionais encontros mundiais presenciais foram cancelados.
Por parte da Igenomix, além da liberação do portal de aprimoramento contínuo IVF-edu, a Fundação Igenomix deu início a uma série de webinars nacionais e internacionais que estão permitindo compartilhar informação científica para um planejamento dos próximos passos após o COVID-19. Você está convidado para ser parte desse movimento de conhecimento e para unir-se às equipes da Igenomix para iniciar linhas de pesquisa que ajudarão a superar e entender o impacto do Sars-CoV-2 no sistema reprodutor.