Alguns cariótipos alterados passam despercebidos, porém podem ser a causa de abortos espontâneos, infertilidade e nascimento de bebês com síndromes genéticas.
Muitas vezes uma pessoa toma conhecimento de uma alteração no cariótipo apenas quando realiza exames para avaliação da fertilidade conjugal após um ano de tentativas de gravidez sem sucesso. Em situações como esta, é possível que seja necessário um tratamento de fertilização in vitro com o teste genético pré-implantacional PGT-SR, um estudo similar ao PGT-A, porém com uma resolução diferenciada e especialmente indicada para situações específicas de alterações estruturais no cariótipo.
Um cariótipo normal é composto de 22 pares de cromossomos autossomos e um par de cromossomos sexuais: 46, XX (mulher) ou 46, XY (homem).
As anomalias cromossômicas podem envolver um ou mais autossomos, cromossomos sexuais ou ambos simultaneamente. Existem dois grupos principais de alterações cromossômicas:
- Alterações numéricas – afetam o número de cromossomos inteiros. Dentro deste grupo temos as aneuploidias e poliploidias.
Sem dúvida, o tipo mais comum de anomalia cromossômica clinicamente significativa é a aneuploidia, uma alteração cromossômica numérica devido a um cromossomo extra ou ausente.
- Alterações estruturais – Os rearranjos estruturais resultam da quebra, recombinação ou troca cromossômica, seguida de reconstituição em uma combinação anormal. As alterações estruturais podem ser balanceadas (sem perda ou acréscimo de material genético) e não-balanceadas (quando na troca é desigual, provocando genes extras ou ausentes).
Mesmo em casos de alterações estruturais balanceadas, onde não há perda ou ganho de material genético, existe um risco aumentado de infertilidade, aborto de repetição e descendentes afetados. São exemplos de alterações balanceadas: translocação recíproca (quando existe uma troca de partes de informações entre cromossomos diferentes), translocação robertsoniana e inversão.
A decisão passa por aconselhamento genético
Diante de um resultado alterado no cariótipo do casal, o primeiro passo é realizar um aconselhamento genético onde o caso específico de cada família é analisado com a ajuda de um geneticista e todos os possíveis cenários, inclusive estratégias para permitir o nascimento de um bebê saudável, são discutidas para a tomada de decisão informada e consciente.
Para reduzir o risco de perdas gestacionais e de descendentes afetados em progenitores com alterações no cariótipo, em determinadas situações o estudo do embrião poderá ser o PGT-SR ou o PGT-A.
Diferença entre PGT-SR e PGT-A para casos de cariótipo alterado
Se ambos os membros do casal possuírem um cariótipo normal com variantes da normalidade, porém existe idade materna avançada, falhas anteriores nos tratamentos de fertilização in vitro ou fator masculino severo, a indicação é realizar o PGT-A, já que nestes casos estamos diante de um risco de alterações completas no cromossomo, como trissomias ou monossomias que podem ser detectadas mediante a resolução do teste.
Já o foco do PGT-SR é realizar o estudo cromossômico dos embriões quando um dos progenitores ou ambos são portadores de rearranjos estruturais equilibrados, ou seja, translocações recíprocas e as inversões.
Assim como o PGT-A, o PGT-SR rastreia aneuploidias cromossômicas, que são alterações que podem impedir a viabilidade do embrião para a implantação, provocar perdas gestacionais ou o nascimento de um bebê afetado por uma síndrome genética. No entanto, o PGT-SR possui uma resolução otimizada para identificar alterações pequenas a partir de 6 Mb.
Translocação Robertsoniana é diferente
Para rastrear a translocação robertsoniana é utilizado um nível diferenciado de PGT-SR devido ao tamanho dos derivados da translocação ser superior ao tamanho das demais translocações.
A translocação robertsoniana é uma possível causa hereditária da Síndrome de Down, esta condição é hereditária em apenas 4% dos casos. A maioria dos nascimentos com trissomia do cromossomo 21 têm origem em erros durante o processo de divisão celular.
Larissa Antunes, Assessora científica Igenomix Brasil.