Uma das formas existentes de mosaicismo embrionário é a discrepância entre a constituição cromossômica da placenta e do embrião. Para saber mais sobre a incidência desses casos, a Igenomix iniciou um projeto de estudo dos produtos de aborto (POC). Neste estudo foram incluídos casos de abortamentos produzidos após o tratamento de reprodução humana e em menor quantidade (18,2%), casos de gestação espontânea.
Os resultados indicaram uma alta concordância de resultados 98,2%, o que evidencia que este tipo de mosaicismo tem uma baixa frequência.
Assim como na Igenomix já comprovamos anteriormente, inclusive com amostra de pacientes do Brasil, mais um estudo comprovando a fiabilidade da técnica NGS em comparação com aCGH soma referências para um consenso médico. Neste estudo, merece destaque a análise de perdas gestacionais ocorridas após um diagnóstico de embrião considerado euploide por PGS aCGH. Com os resultados, foi detectado que os abortos poderiam ser reduzidos em até 54% se fosse realizado do sequenciamento de nova geração (NGS):
A apresentação incluiu dados sobre a incidência de mosaicismo e confirmou que embriões mosaico podem implantar, mas têm chances reduzidas.
ESHRE2017, valeu a pena!
Sempre vale a pena participar dos eventos em reprodução humana, mas algumas edições certamente são melhores que outras, que foi o caso da 33ª edição do Congresso Europeu de Reprodução Humana e Embriologia, que é sempre um marco para os eventos de reprodução humana que acontecem após a sua realização.
Mais de 10.000 pessoas estiveram presentes e disputaram as concorridas aulas. Espero ter podido passar um pouco do conhecimento compartilhado aqui em Genebra, e tenha certeza que vamos falar sobre os avanços vistos por aqui no nosso próximo encontro no Brasil, que para alguns será a partir de amanhã em Gramado no V Simpósio internacional da Fertilitat, ou em São Paulo a partir de 2 de agosto no Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA), onde participarei do Workshop Pronúcleo apresentando o tema PGS em fator masculino.
Uma dica para os que estarão em São Paulo para o CBRA, participe do Simpósio Internacional de Embriologia que estamos organizando em parceria com a Vitrolife!