Os embriões em desenvolvimento no laboratório de embriologia ficam imersos em um meio de cultivo com fluidos químicos especialmente preparados para nutrir o embrião. A importância desse componente, mostrou-se mais determinante do que já se imaginava a partir do estudo apresentado no encontro da British Fertility Society que aconteceu na semana passada.
A pesquisa realizada nas instalações da Boston Place Clinic identificou que o número de embriões cromossomicamente normais pode dobrar ao modificar as condições de cultivo embrionário.
A pesquisa
Mais de 2.000 óvulos fertilizados foram analisados ao longo de um ano. A amostra foi separada em duas partes, onde metade utilizou um meio de cultivo desenvolvido recentemente na Europa e a outra metade utilizou um meio de cultivo disponível no mercado.
Acreditava-se na importância do meio de cultivo, porém não se esperava que sua influência poderia afetar o desenvolvimento embrionário geneticamente, no entanto, os resultados indicaram uma grande diferença de anormalidades cromossômicas entre as duas amostras: 29% de embriões cromossomicamente normais no primeiro grupo, enquanto o segundo grupo apresentou apenas 16% de embriões cromossomicamente normais.
A taxa de perda gestacional chegou a ser 3,5 vezes mais baixa no segundo grupo.
O estudo também tem uma implicação nos casos de gravidez natural, já que sugere que se as condições do útero estão alteradas é possível que alterações cromossômicas no embrião aconteçam por influência do ambiente uterino.
Para dar continuidade na pesquisa, os investigadores precisam identificar quais foram os fatores que influenciaram no resultado, como por exemplo os níveis de pH ou outros componentes do combinado que compõe o meio de cultivo.
Aprimoramento constante é fundamental
A reprodução humana é um processo complexo influenciado por diversos fatores, muitos deles desconhecidos e outros tantos em vias de serem identificados por equipes de investigação clínica que durante anos trabalham em uma ou várias hipóteses até identificar práticas que podem melhorar a efetividade dos tratamentos de reprodução humana.
Por esta razão é fundamental que as clínicas de reprodução humana possam manter seu aprimoramento contínuo, compartilhando experiência e recebendo apoio de equipes que estão dedicadas a pesquisar cada componente que contribui para melhorar o sucesso das técnicas aplicadas no mercado.
Igenomix como parceira no seu aprimoramento
Mantenha o aprimoramento contínuo do seu laboratório de embriologia com o apoio da Igenomix. Estamos disponíveis para, junto com sua equipe, analisar os pontos de aprimoramento para que as taxas de gravidez da sua clínica aumentem e as pacientes possam alcançar seu objetivo de ter um bebê saudável em casa. Possuímos programas de auxílio aos laboratórios das clínicas de reprodução, acompanhamentos intensivos e práticas.