Pesquisa realizada pela Fundação Igenomix em colaboração com a Universidade de Stanford investigou o potencial de transmissão vertical do SARS-CoV-2 pelo endométrio humano. O estudo foi apresentado no Congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM 2020) pelo Dr Felipe Vilella, autor principal da pesquisa e diretor científico da Fundação Igenomix.
Para investigar a propensão do novo coronavírus em infectar o endométrio humano foram analisados diferentes genes envolvidos no processo de infecção do SARS-CoV-2 nas células endometriais de mulheres saudáveis. Esse estudo foi publicado recentemente na revista científica Fertility and Sterility e utilizou a mais nova tecnologia de sequenciamento genético de célula única (RNAseq).
A pesquisa analisou a expressão dos receptores que permitem a internalização do novo coronavírus: ACE2, TMPRSS2, CTSB e CTSL. Como resultado, observou-se que os receptores se expressavam de forma simultânea em apenas 0,7% das células. Este achado implica em baixa eficiência da infecção por SARS-CoV-2 no endométrio antes da implantação do embrião, fornecendo informações para avaliar o risco de infecção endometrial na fase de pré-concepção em portadoras assintomáticas do vírus. Entretanto, são necessários mais estudos para concluir sobre os efeitos da COVID-19 na reprodução humana.
Evidências científicas de outros grupos sugeriram a existência de infecção placentária de SARS-CoV-2 durante o segundo trimestre da gravidez, bem como potencial transmissão vertical em ~ 9% dos recém-nascidos de mães infectadas com SARS-CoV-2. No entanto, ainda não se sabe se o vírus poderia ser transmitido do endométrio materno para o embrião durante o seu desenvolvimento inicial, o que poderia afetar o embrião.
O novo coronavírus e a reprodução humana
Desde o surgimento da pandemia, a Igenomix iniciou uma frente de pesquisa sobre o SARS-CoV-2 que uniu cientistas de todo o mundo para estudar a relação entre COVID-19 e a reprodução humana.
Além de produzir estudos, reunimos especialistas através de uma série de webinars para compartilhar e discutir as evidências científicas que vem sido acumuladas. Todo conteúdo produzido está disponível de forma gratuita no portal de educação para o especialista IVF-edu.
É preciso manter os cuidados em relação à COVID-19
Ainda é cedo para ter total entendimento sobre o comportamento desse novo vírus. Por isso é preciso manter as precauções, que certamente são parte do novo normal em todo o mundo.
Dra Marcia Riboldi – Geneticista e CEO Igenomix Brasil