Recentemente a publicação de especialistas da Igenomix na revista científica Nature identificou a assinatura transcriptômica do ciclo menstrual a nível de célula única em condições fisiológicas naturais.
O trabalho realizado em colaboração com pesquisadores da Universidade de Stanford durante 6 anos, analisou endométrios de 29 mulheres férteis doadoras de óvulos. 71.032 células foram sequenciadas geneticamente para o estudo.
Os resultados da pesquisa representam um marco na ginecologia, pois foi identificado por primeira vez um tipo celular até então desconhecido (ciliated epithelia), além de confirmar com maior precisão o que já havia sido detectado em estudos prévios em relação à receptividade endometrial. Os principais achados foram:
Dr Carlos Simón apresentou os resultados desse estudo em um webinar científico que está disponível no portal de educação contínua da Igenomix para especialistas em saúde: IVF-edu. No portal também está disponível a apresentação do mesmo paper em um encontro científico gravado com Dr Felipe Vilela. O acesso ao IVF-edu é gratuito e pode ser solicitado através da equipe de business da Igenomix.
- Distinção dos 6 tipos celulares presentes no endométrio humano.
- Descrição da dinâmica dos tipos celulares que caracterizam o ciclo menstrual em 4 fases em termos de semelhança da expressão genética.
- Existência de um diálogo entre as células imunes e os fibroblastos do estroma.
- Descobrimos que a janela de implantação humana se abre com uma ativação transcriptômica brusca e descontínua no epitélio, acompanhada por uma decidualização disseminada nos fibroblastos do estroma.

