O que é o teste ERA
- ERA é o diagnóstico da receptividade endometrial patenteado pela Igenomix em 2009.
- Identifica a janela de implantação de forma personalizada, que é o momento em que o útero permite a implantação do embrião.
- 3 em cada 10** pacientes possuem a janela de implantação deslocada em relação ao padrão normal.
Conclusões do Estudo Randomizado ERA
- De acordo com os resultados do estudo Internacional Randomizado (RCT), realizar a transferência embrionária no momento de receptividade do ciclo proporciona melhor resultado que a transferência em dia padrão:

Como é o procedimento?
- O médico especialista realiza uma biópsia endometrial em um ciclo que simula o procedimento de preparo para a transferência embrionária.
- Após a extração do RNA da amostra recibida, a Igenomix realiza a análise da expressão dos genes ligados à receptividade endometrial.
- O resultado da análise aponta se o endométrio está ou não receptivo para o tipo de protocolo utilizado ou será necessário uma adaptação, conforme recomendação do laudo.
- Em 90% dos casos não é preciso repetir a biópsia endometrial.
- Para realizar a transferência de acordo com a indicação do teste ERA é preciso manter a mesma via de administração da progesterona realizada na coleta da biópsia endometrial.

*Simón et al. A 5-year Multicenter Randomized Controlled Trial of In Vitro Fertilization with Personalized Blastocyst Transfer versus Frozen or Fresh Transfer. Reproductive BioMedicine Online (2020). DOI:10.1016/j.rbmo.2020.06.002
**Ruiz-Alonso et al., The endometrial receptivity array for diagnosis and personalized embryo transfer as a treatment for patients with repeated implantation failure. Fertility and Sterility, 2013;100(3):818-24. 10.1016/j.fertnstert.2013.05.004.