O MitoScore é uma ferramenta que proporciona informação adicional sobre o potencial de implantação do embrião euploide, que é o embrião considerado normal através do diagnóstico genético pré-implantacional – PGS (PGT-A).
A influência do DNA mitocondrial no potencial de implantação foi identificada no estudo realizado por especialistas de Igenomix publicado na revista científica Fertility and Sterility, que revelou que o DNA mitocondrial está relacionado com o estresse embrionário, que como consequência, afeta as chances de implantação do embrião.
No entanto, a realização do MitoScore apenas faz sentido quando existe mais de um embrião considerado normal no PGT-A e o especialista em reprodução humana precisa decidir qual deles transferir entre as possíveis opções existentes.
Ou seja, em ocasiões onde há mais de um embrião com possibilidade de implantação e apenas um deles será transferido ao útero materno, o MitoScore ajuda no processo decisório.
O que são as mitocôndrias?
Enquanto o fato de ser um embrião cromossomicamente normal (euploide) é fundamental para a implantação, a quantidade de mitocôndrias é um fator de influência a considerar quando existem várias opções de embriões viáveis.
As células possuem 2 genomas, o DNA celular e o DNA mitocondrial. A informação do PGT-A é extraída do DNA celular, enquanto a informação do MitoScore é extraída do DNA mitocondrial, que representa aproximadamente 1-2% do genoma.
Um óvulo possui muita mitocôndria. Ao ser fecundado pelo espermatozoide, ele começa o processo de divisão celular que dá origem ao embrião. Neste processo, as mitocôndrias também se dividem e reduzem, ou seja, quanto mais dias de desenvolvimento, proporcionalmente menos mitocôndrias estarão presentes no embrião.
No entanto, muitas vezes quando o embrião precisa realizar um esforço maior para o desenvolvimento, identificamos uma presença maior de DNA mitocondrial no embrião, que foi associada a um nível de estresse embrionário superior.
Quando realizar o MitoScore?
O estudo do DNA mitocondrial é indicado para tratamentos de FIV com o objetivo de conseguir uma gestação única no menor tempo possível, em casos onde existem mais de um embrião euploide identificado no PGT-A, a Igenomix realiza esta análise complementar automaticamente sem custo adicional.
Com a combinação de informações morfológicas, cromossômicas e do MitoScore, é possível fazer uma orientação mais assertiva de um tratamento de fertilização in vitro para uma gravidez única, que é uma gravidez mais segura para a mãe e para o bebê.
Marcia Riboldi, PhD
Diretora da Igenomix Brasil